MINÉRA é um restaurante de culinária mineira contemporânea pensado especialmente para esta edição comemorativa dos 30 anos da CasaCor Minas. Por esse motivo, propusemos uma homenagem à nossa terra, à nossa origem e à nossa história, de nós mineiros.
O nome MINÉRA é um neologismo que mistura ação (minerar, garimpar), identidade (ser mineiro) e objeto (mineral). É o ato de buscar nas camadas do território mineiro o que temos de mais rico: o minério, o barro, o ouro, a tradição e o ato de minerar: transformar o bruto em experiência.
O projeto parte da ideia de terra de origem e propõe um garimpo cuidadoso por texturas, cores e materiais que revelam as camadas da nossa identidade. A paleta em tons terrosos e verdes evoca a paisagem natural de Minas, seus vales, serras e matas. As superfícies remetem aos minerais, às pedras naturais e às marcas de extração no solo, através do diálogo entre o orgânico e o ortogonal, como uma analogia entre as paisagens moldadas pela natureza e transformadas pela ação humana.
O restaurante se situa no andar térreo da capela Verda Farrar, projetada por Sylvio de Vasconcelos é um exemplar do modernismo mineiro. O espaço original, com sua geometria limpa e curvas marcantes também influenciou diversas decisões do projeto. Trouxemos elementos da arquitetura modernista para o interior, como os pilares redondos, a madeira escura acetinada e o painel em vidros quadrados que remetem aos elementos usados na época.
O espaço sagrado celebra agora não somente a religião, mas a nossa origem e a nossa culinária. Um lugar que garimpa, ou melhor, minéra texturas, formas e sabores diretamente da nossa terra.
MINÉRA é ser mineiro, ser mineral, e também minerar a terra, o ouro e a história. MINÉRA é ação, origem e território.
CASACOR MG
2025
370m²
Arca Arquitetos
Arca Arquitetos
Rafaela Mertens, Silvana Mertens, Thaís Mantesso
Arca Arquitetos
Arca Arquitetos
Arca Arquitetos